Detalhes
ELABORAÇÃO DO LIVRO
Esta terceira edição de Mamíferos Silvestres do Rio Grande do Sul teve seu conteúdo totalmente revisado e atualizado, considerando o incremento do conhecimento sobre as espécies de mamíferos do Estado, desse a primeira edição de 1984. Ciente da importância desta obra que se mantém como referencial para biólogos, estudantes e admiradores da fauna gaúcha, procurou-se alterar o mínimo possível do conteúdo deste guia, de forma a preservar a autenticidade da versão original. Assim, as espécies de mamíferos selecionadas pelo autor, representativas das diversas famílias que compõem a nossa mastofauna, foram mantidas, acrescentando-se apenas sete espécies: as catitas ou guaiquicas (Cryptonanus chacoensis e Cryptonanus guahybae), a cuíca-d’água (Chironectes minimus), o bugio-preto (Alouatta caraya), a baleia-franca (Eubalaena australis), o tuco-tuco-das-dunas (Ctenomys flamarioni) e o rato-das-taquaras (Kannabateomys amblyonyx), por julgar que essas representam uma contribuição importante para este guia.
A atualização dos nomes científicos e a classificação taxonômica nas devidas ordens e famílias estão de acordo com a segunda edição da obra: Lista Anotada dos Mamíferos do Brasil (Paglia et al. 2012).
Assim como na primeira edição, os itens desenvolvidos a respeito de cada espécie abordaram aparência externa, habitat preferencial, costumes mais conhecidos, importância para o homem e considerações sobre a situação populacional.
Os nomes vulgares foram escolhidos de forma a seguir outros autores e, em alguns casos, foram sugeridos nomes para o uso no Estado.
Para cada espécie, foram fornecidas medidas mínimas e máximas, entre parênteses, abaixo do nome vulgar. Estas medidas são comprimento total e peso e, para os morcegos, comprimento do antebraço. Representam dados já publicados sobre as espécies, ou que foram tomados, pelo autor, de exemplares de coleções.
Na revisão dos textos, além das obras básicas utilizadas na primeira edição (CABRERA & YEPES,1960; GOELDI,1893; GRZIMEKS,1968; HALL, 1981; VIEIRA,1955), foram consultados obras mais atuais que tratam de mamíferos brasileiros e neotropicais (CANEVARI & VACCARO, 2007; EISENBERG & REDFORD, 1999; EMMONS & FEER, 1997; GONZÁLEZ, 2001; FONTANA et al. 2003; MASSOIA et al. 2000; OLIVEIRA & CASSARO, 2005; REIS et al. 2011; WALLACE et al. 2010.). As demais obras constam na bibliografia.
Informações adicionais
Entrega Gratis | Não |
---|