Bem vindo a nossa loja!

Mamíferos Silvestres - Rio Grande do Sul

Seja o primeiro a avaliar este produto

Disponibilidade: Em estoque

R$45,00

Descrição rápida

Em breve lançamento!!


A apresentação da primeira edição deste livro foi feita pelo saudoso Professor Alfredo Ximenez. Ximenez foi, primeiro, meu professor de Zoologia e depois, meu amigo. Várias vezes conversamos sobre os mamíferos e a genética dos mesmos. Naquela época, Ximenez trabalhava no Projeto Cavia, desenvolvido no Departamento de Genética da UFRGS, durante o qual encontrou uma nova espécie para o gênero. Como ele mesmo escreveu naquela ocasião, o livro teve, e ainda tem, uma importância muito grande, pois foi a primeira obra dedicada à mastofauna do nosso Estado como um todo.


Daquela época em diante, a mastozoologia se desenvolveu não só no Estado, mas em todo o Brasil, culminando com a criação da Sociedade Brasileira de Mastozoologia e, consequentemente, com seus congressos bianuais.


No Rio Grande do Sul, vários são os grupos de estudo em mamíferos atualmente, principalmente em roedores, carnívoros, xenartras, morcegos, mamíferos aquáticos e outros, com trabalhos nas áreas de ecologia, sistemática e genética. Quando analisamos essa multiplicidade de trabalhos, vemos que, certamente – e pelo menos aqui, no Estado –, a origem de tudo está no Livro “Mamíferos do Rio Grande do Sul”, elaborado pelo Zoólogo Flávio Silva.


Este livro, editado novamente, em uma iniciativa da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul em parceria com a editora Via Sapiens e a Ação Nascente Maquiné (ANAMA), mais uma vez servirá como base para vários outros trabalhos na área da Mastofauna.


Thales Renato O. de Freitas
Departamento de Genética, UFRGS 

Mamíferos Silvestres - Rio Grande do Sul

Mais visualizações

Detalhes

ELABORAÇÃO DO LIVRO

Esta terceira edição de Mamíferos Silvestres do Rio Grande do Sul teve seu conteúdo totalmente revisado e atualizado, considerando o incremento do conhecimento sobre as espécies de mamíferos do Estado, desse a primeira edição de 1984. Ciente da importância desta obra que se mantém como referencial para biólogos, estudantes e admiradores da fauna gaúcha, procurou-se alterar o mínimo possível do conteúdo deste guia, de forma a preservar a autenticidade da versão original. Assim, as espécies de mamíferos selecionadas pelo autor, representativas das diversas famílias que compõem a nossa mastofauna, foram mantidas, acrescentando-se apenas sete espécies: as catitas ou guaiquicas (Cryptonanus chacoensis e Cryptonanus guahybae), a cuíca-d’água (Chironectes minimus), o bugio-preto (Alouatta caraya), a baleia-franca (Eubalaena australis), o tuco-tuco-das-dunas (Ctenomys flamarioni) e o rato-das-taquaras (Kannabateomys amblyonyx), por julgar que essas representam uma contribuição importante para este guia.

A atualização dos nomes científicos e a classificação taxonômica nas devidas ordens e famílias estão de acordo com a segunda edição da obra: Lista Anotada dos Mamíferos do Brasil (Paglia et al. 2012).

Assim como na primeira edição, os itens desenvolvidos a respeito de cada espécie abordaram aparência externa, habitat preferencial, costumes mais conhecidos, importância para o homem e considerações sobre a situação populacional.

Os nomes vulgares foram escolhidos de forma a seguir outros autores e, em alguns casos, foram sugeridos nomes para o uso no Estado.

Para cada espécie, foram fornecidas medidas mínimas e máximas, entre parênteses, abaixo do nome vulgar. Estas medidas são comprimento total e peso e, para os morcegos, comprimento do antebraço. Representam dados já publicados sobre as espécies, ou que foram tomados, pelo autor, de exemplares de coleções.

Na revisão dos textos, além das obras básicas utilizadas na primeira edição (CABRERA & YEPES,1960; GOELDI,1893; GRZIMEKS,1968; HALL, 1981; VIEIRA,1955), foram consultados obras mais atuais que tratam de mamíferos brasileiros e neotropicais (CANEVARI & VACCARO, 2007; EISENBERG & REDFORD, 1999; EMMONS & FEER, 1997; GONZÁLEZ, 2001; FONTANA et al. 2003; MASSOIA et al. 2000; OLIVEIRA & CASSARO, 2005; REIS et al. 2011; WALLACE et al. 2010.). As demais obras constam na bibliografia.

Informações adicionais

Entrega Gratis Não

Tags do produto

Use espaços para separar tags. Use aspas simples (') para frases.